Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Chai Indiano: Um abraço entre o sabor e a alma.

Experimentar o sabor do tão famoso chai indiano sempre foi uma das minhas curiosidades e quem me conhece sabe o quão teimosa eu sou. Tudo aquilo que dou como uma tarefa à mim mesma, torna-se minha missão; e: “Missão dada é missão cumprida!”.

Tomar o “chai” era mais uma daquelas coisas que a gente coloca num repertório imaginário e depois carinhosamente o chamamos de “100 coisas para fazer antes de morrer”.

Como vocês devem saber, durante a vida toda é normal que façamos alterações na nossas listas fictícias, isto porque a nossa maneira de ver e de viver o mundo, nossas responsabilidades, nosso tempo, tudo isto nos altera de forma interna, externa e rotineiramente. Isso tudo altera o nosso “Eu”, altera quem nós somos, e porque não alteraria também nossos medos e coragens?. 

Bom, eu mesma já modifiquei vários itens dessa minha lista de desejos, por uma razão bastante simples: Eu já não tenho mais a mesma mentalidade de antes! Todos os dias a maturidade bate à minha porta, às vezes acompanhada de muita alegria, outras vezes ela vem acompanhada pela dor. Eu reconheço que embora eu tenha um jeito “criança” de ser, a mulher que habita em mim já não tem mais a mesma coragem ou os mesmos motivos que a fazia pensar quando tinha seus 15 anos que um dia deveria pular de paraquedas (Missão abortada com sucesso!), isto porque a mulher que habita em mim hoje quer muito mais do que apenas viver a vida, ela quer ter e viver uma vida responsável; mas já que entrei nesse assunto, vou finalizar o raciocínio para que entendam a lógica da coisa.

Não exatamente nesta sequência, e para ser sincera acredito que nem exista uma sequência certa, mas enfim, apenas para exemplificar, vamos lá:

  • Fazer uma tatuagem (No momento estou planejando a minha 7ª tatuagem)
  • Aprender outro Idioma (Consigo comer e me comunicar em outro país, afinal de contas, o curso de inglês já está pago!)
  • Conhecer a Índia
  • Tomar Chai Indiano

Agora observem bem e vejam como a fusão de dois itens pode se tornar perfeito:

  • Tomar Chai Indiano durante o tempo em que conheço a Índia

Eu imaginava que essa junção acima seria de fato algo maravilhoso, mas eu estava subestimando minha própria imaginação. A bebida quentinha, preparada com especiarias não é apenas gostosa, ela é verdadeiramente acolhedora!.

Nos posts anteriores, contei para vocês um pouco sobre como foi a minha chegada à New Delhi, meus primeiros momentos com minha família indiana em nossa casa e também contei um pouco sobre o início de uma verdadeira experiência espiritual. 

(Para os novos tripulantes deste diário de bordo, sugiro que leiam também os posts anteriores, assim a viagem se torna mais completa).

Falar sobre o Chai indiano não é apenas falar sobre gastronomia e sobre dicas de culinária, é falar de uma tradição passada de geração para geração dentro das famílias indianas e de todo um ritual de preparo. 

Mas afinal, o que é o Chai Indiano e como ele é preparado?

O Chai indiano é o cartão de visita das famílias indianas materializado em sabor. É a recepção calorosa que substitui o abraço brasileiro nas terras do oriente. É o aquecimento interno da casa, diretamente no cômodo coração.

Nos continentes americanos é muito comum que as famílias recepcionem visitas com um copo com água ou uma xícara de café preto. No Brasil, por exemplo, o café preto é um dos itens principais do café da manhã e no lanche do final da tarde, no entanto, nossos hábitos alimentares e sedentários inspirados no modelo norte americano não demonstram preocupação alguma no aumento da longevidade da vida, preocupação esta que alguns países localizados no continente Asiático têm! (Obviamente ressalto aqui que não estou falando daqueles que comem outros animais, insetos e morcegos, se é que me entendem).

Tradicionalmente, o Chai é tomado no café da manhã das famílias indianas, e é também muito frequente nos finais de tarde, mas para marinheiros de primeira viagem, como eu, qualquer hora é hora de se entregar ao seu delicioso sabor.

Ao adentrar em uma casa indiana, de prontidão após a saudação “Namaste” é comum que o anfitrião pergunte para a visita: “Aceita um copo com água… um chai?”. E em todos os lares que visitados por mim, a minha resposta foi e sempre será a mesma: “Chai, por favor!”.

Existe todo um ritual de preparo, mas não há uma sequência específica, podemos afirmar que cada família tem seu modo de preparar, sua própria receita, mas em todas elas encontraremos  água, gengibre, chá-preto, leite e açúcar na fórmula básica do preparo; ou seja, tratam-se de ingredientes simples, que podem ser encontrados facilmente, mas que jamais podem faltar dentro dos lares indianos.

O Chai também é facilmente encontrado pelas ruas da cidade, obviamente com preços e sabores diferenciados. É possível tomar um bom e saboroso Chai por apenas 10,00 rúpias (Um pouco mais que R$0,73)

Curiosidades sobre esta delícia saudável:

É muito bonito ver os indianos e indianas falando com orgulho do próprio país, mesmo conscientes das desigualdades, não vi ou ouvi uma pessoa sequer falar algo sem que apresentasse um ponto de vista otimista sobre tudo.

Quando eu elogiava o Chai, prontamente me davam uma lista de benefícios, reafirmando minha escolha certa.

Após ouvir em todos os lares muitos e muitos benefícios sobre o Chai Indiano, resolvi fazer trazer para vocês um comparativo dos tópicos mais citados como seus benefícios e qual a impressão ou os resultados apresentados ao meu corpo após ter começado a tomar esta delícia todos os dias. Usarei aqui como base, a lista de “5 benefícios do Chai” criada pelo site “Tea Shop”  (https://www.teashop.com.br/os-beneficios-do-chai

1. Aumenta a vitalidade

“As propriedades do Chai são estimulantes e naturais devido à teína no chá preto, que vai liberando substâncias energéticas ao longo da digestão de forma saudável. É ideal para iniciar o dia e se manter ativo durante toda a jornada cotidiana.”

Laila – Senti sim mais energizada e com muita mais disposição para começar a rotina, lembrando que estamos falando aqui de um inverno daqueles em que levantar da cama se torna uma batalha, mas facilmente vencida quando se tem o Chai como aliado.

2. Previne resfriados

“Os antioxidantes do chá e das especiarias melhoram as nossas respostas imunológicas. O gengibre, em especial, também é eficaz ao aliviar sintomas se já estamos resfriados, funcionando como anti-febril e expulsando secreções como catarros.”

Laila – Mesmo com tanto frio, não houve sequer um motivo climático que me fez ficar doente, mesmo às vezes sendo teimosa e correndo do banheiro para o quarto com os pés descalços no chão.

3. Estimula o metabolismo

“A canela e o cardamomo ativam o metabolismo e seu consumo regular estimula as enzimas pancreáticas, melhorando o desenvolvimento das gorduras ao longo da digestão. Assim, o Chai pode ser tanto uma bebida para degustar durante a tarde como pode ser a base de um café da manhã energizante.”

Laila – É notável um calor diferenciado sentido internamente, não sei se apenas pelo fato de tomar o Chai, mas também pelas comidas apimentadas, comi muito, muito, muito neste primeiro mês e mesmo sem fazer exercício físico nenhum, não engordei nenhum quilo a mais, pelo contrário, perdi 2 quilos.

4. Cuida da saúde cardiovascular

“A bebida é rica em polifenóis, que regulam os níveis de gorduras no sangue e impedem a adesão das mesmas nas artérias.”

Laila – Após cruzar 2 continentes, quase 24 horas de vôo, beber o Chai também me fez sentir massageada, a circulação melhora sim!

5. Reduz a sensação de inchaço

“Ao potencializar as atividades do estômago, as substâncias que compõem o Chai acabam impulsionando a digestão de forma natural e saudável.”

Laila – De forma resumida, “Ir ao banheiro se torna mais fácil e rápido”, se é que me entendem”

É possível encontrar Chai Indiano no Brasil?

Sim, é possível sim! Não posso garantir que virá acompanhado da mesma experiência que fui contemplada a viver, mas caso tenha muito interesse e curiosidade, de uma forma econômica sugiro utilize ingredientes citados no texto acima e que siga o passo a passo  como no vídeo de demonstração.

O “Tomar Chai Indiano durante o tempo em que conheço a Índia” hoje tornou-se “Tomar Chai Indiano durante o tempo em que conheço a Índia e a mim mesma”, isto porque algumas viagens internas, são impossíveis de serem adiadas!

Dê este presente à você mesmo. Convide sua alma para um chá da tarde e aprecie o momento de degustação.

Não se esqueça de compartilhar comigo o que achou, espero que possamos conversar mais sobre muitas e muitas outras delícias da culinária indiana e sobre as revelações espirituais, um dos mais belos presentes que a vida deu nesta viagem para Índia.

Dhanyawaad!

” A cup of tea with an extra dose of happiness, please!” (Camila Queiroz)

“Uma xícara de chá com dose extra de felicidade, por favor!” (Camila Queiroz)
Publicidade

Publicado por lailasharmabs

In search of light, inner peace!

2 comentários em “Chai Indiano: Um abraço entre o sabor e a alma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: